Prefeito Dionisio faz balanço positivo do primeiro ano de gestão
30 dezembro 2017 |
Compartilhe:

Prestes a completar o primeiro ano de mandato, o prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Dionisio Pedro Wagner, fez uma avaliação do primeiro ano de sua administração. Os primeiros meses foram de muita observação, sobre projetos, convênios, contratos e serviços e a organização. O chefe do Executivo Municipal diz-se bastante satisfeito.

Dionisio teve dificuldade para montar uma equipe com pessoas comprometidas, com condições de atender uma comunidade exigente. “Passamos dias e noites pensando em quais pessoas estariam dispostas a auxiliar no crescimento do nosso município, pessoas que assumiriam um cargo público e deveriam ser capazes de pensar para frente e buscar aquele algo mais que prometemos aos três-cantenses. Hoje, estamos colhendo os frutos dessas escolhas. Os servidores se dedicaram bastante no decorrer deste ano”, destaca o prefeito.

Quanto ao crescimento econômico, Dionisio destaca que foram dados passos importantes, como a criação do Conselho de Desenvolvimento, formado por pessoas de diversos segmentos. O intuito do grupo é debater e executar projetos para o município para os próximos anos. Em 2017, o Conselho realizou, juntamente com o Legislativo, inúmeras reuniões junto à comunidade urbana e rural, explicando o orçamento do município, as obrigações e os investimentos. Mas, o mais importante para Wagner foi ouvir a população, as expectativas dos três-cantenses sobre seus gestores em serviços e investimentos. “O gestor não se pode dar o direito de gastar o dinheiro público, ele deve investir cada centavo na saúde, educação, infraestrutura, assistência social, naquilo que a comunidade precisa”.

Saúde

Outro ponto positivo foi a interação entre as secretarias, um trabalho em equipe onde uma conheceu o trabalho realizado pela outra. Na área da saúde, a população três-cantense conta com uma nova Unidade Básica de Saúde, a UBS Vanessa Sabrina Schneider, toda equipada. De início, Dionisio deparou-se com uma farmácia sem medicamentos e com cobranças da comunidade, já que era algo essencial. Após licitações, tempo de espera, hoje a administração encerra o ano com um grande estoque de medicamentos. A UBS também se diferencia por atender em turno único, das 7h30min às 15h30min, gerando oportunidade para aqueles que trabalham no comércio ou interior poderem realizar suas consultas, agendamentos e medicações com muita tranquilidade.

 

Educação

Também há compromissos do plano de governo concluídos no primeiro ano de gestão na área da Educação. O ano letivo para as séries iniciais em Lagoa dos Três Cantos iniciou ainda com a escola em construção. O turno integral é outro grande diferencial, além da parte pedagógica, os alunos podem desfrutar de oficinas, aulas de alemão, dança, canto música, informática e capoeira. Para março de 2018, o prefeito e sua equipe pretende alavancar ainda mais o município com a inauguração do Centro de Convivência. Nele, os alunos poderão usufruir de aulas de natação nas piscinas térmicas, e haverá até ginástica para a terceira idade. “Temos muito a crescer, este é um sonho meu a ser realizado no próximo ano”, revelou o prefeito.

Obras, Assistência e Segurança

Na infraestrutura, a equipe foi organizada e dividida nas áreas urbana e rural. Um grande cuidado que a equipe vêm tendo é com o Parque da Lagoa, referência na região por seu cenário.

A Assistência Social atuou arduamente nas abordagens sociais, através dos conselhos e grupo do CRAS, para atender com qualidade as pessoas que mais precisam.

Na segurança pública, Lagoa não conta mais com um efetivo próprio. Atualmente a cidade vem sendo assistida 24 horas pela Brigada Militar de Tapera, onde o vínculo está fortalecido, com comprometimento entre as partes. A pequena cidade dá o suporte necessário ao município vizinho.

Economia e qualidade também estiveram o tempo todo no radar da Administração Municipal. Por ser um município pequeno, Dionisio encontra dificuldades em conseguir recursos extra orçamentários do Estado, mas destaca que é possível sim atender bem a comunidade. As contas fecharão dentro do planejado.

Parceria deu certo: comunidade agradece

Durante a campanha eleitoral, Dionisio e Juliane enfatizaram a parceria entre prefeito e vice. Dito e feito: a dupla possui uma sintonia boa, onde a decisão é tomada conjuntamente. Os chefes do Executivo têm a sensibilidade de perceber dificuldades, gerir servidores e comunidade, ponderou Wagner.

Para os próximos três anos, a gestão quer desenvolver a infraestrutura de Lagoa dos Três Cantos. O objetivo é adquirir uma área para atrair empresas e oferecer melhores condições aos três-cantenses. Projetos de pavimentação e na área que maior movimenta o município, a agricultura também estão nos planos de Dionisio.

“Estas são conquistas e realizações que melhoraram a infraestrutura da cidade e o dia a dia das pessoas. A Administração Municipal está atendendo a população, está planejando novas ações e projetos e trabalhando para que o desenvolvimento da cidade continue a passos largos. O que mais importante nós temos aqui são os munícipes e precisamos cuidar de todos. O ano de 2018 será promissor, de empenho ainda maior e dedicação aos três-cantenses. Vamos todos juntos trabalhar por Lagoa dos Três Cantos”, finalizou o prefeito.