Prefeitura alerta sobre infestação do mosquito da dengue em Tapera
19 maio 2017 |
Compartilhe:

Mapa apresenta focos  do Aedes aegytpi na área da cidade e na Vila Paz

A Secretaria de Saúde de Tapera define como alarmante a infestação do mosquito Aedes aegytpi na cidade, que aumentou de 0,2% em 2013 para 8,6% segundo o último Levantamento Rápido de Infestação (LIRA), numa escala que vai até 10%.

Pode-se dizer que o trabalho de inspeção e conscientização é de vanguarda na região: são anos de alerta e campanhas, com amplo apoio dos veículos de comunicação e entidades, especialmente as escolas.

“A Vigilância Sanitária, através dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, realizou todas as ações possíveis por parte do poder público, dentre elas palestras, mobilização de funcionários públicos para recolhimento de lixo, atividades de conscientização em todas as escolas, visitas domiciliares, inúmeros mutirões de limpeza no cemitério e outras áreas da cidade, fumacê e, apesar de todas essas ações, o percentual de infestação aumentou drasticamente”, diz a SMS em nota.

Agora, a situação é dramática e a Administração Municipal faz um apelo público para que a população acondicione e destine corretamente o lixo doméstico, que limpe o pátio e áreas externas das residências, local de trabalho e áreas públicas, inclusive campos de futebol, praças, pavilhões comunitários e as ruas.

“Qualquer depósito de água parada, por menor que seja, como um canudinho, embalagem de bala, uma tampa de garrafa, pode se tornar criadouro do mosquito, o que requer extrema atenção por parte de toda a população. No caso de contaminação pelo vírus da dengue, tendo presente a alarmante infestação de mosquitos, haverá uma epidemia, que em pouco tempo se tornará incontrolável, podendo ocorrer óbitos”.

A recomendação é de que a comunidade tenha uma atitude pró ativa, atuando para, junto com o poder público, mitigar os focos do mosquito. Assim, o taperense está sendo convocado para assumir a sua responsabilidade e mobilizar família, amigos, grupos de convivência nesta ação.