Tapera
Professores e funcionários do I. E.E Nossa Senhora Imaculada participam do Ciclo de Formação Pedagógica
5 março 2021 | Tapera
Compartilhe:

Professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada participaram da Conferência de abertura do Ano Letivo 2021, “Traumatismo, Cuidando de Si e do Outro – Diálogo Com Professores em Tempos de Pandemia’’, com o professor Dr. Francisco Carlos dos Santos Filhos e a Ma. Luciana Oltramari Cezar, no dia 02 de março.

Segundo o professor Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, “o covid-19 é um verdadeiro traumatismo, tivemos que desembarcar do mundo que vivíamos. Todos fomos pegos de surpresa, o hábito de ir e vir em espaços urbanos, os hábitos dentro das casas, as relações e a forma de ensinar e aprender passaram por muitas modificações. Foi preciso lidar com o imaginável, o impensável, imprevisível, o invisível”.

Professores aprenderam novas formas de comunicação, novas ferramentas pedagógicas, a fim de ensinar e se fazer presente, mesmo de forma virtual. Estudantes, também precisaram dominar novas ferramentas tecnológicas, desenvolver a capacidade de atenção e concentração diante de uma tela, ou seja, se (re) organizaram para aprender.

O estresse diário, somado ao medo, as mudanças na rotina, a propagação do vírus e as incertezas, exige um cuidado especial com as relações pessoais e com a saúde mental, para que esses “traumas’’ não sejam ainda mais devastadores.

A prática de escuta torna-se imprescindível, é preciso escutar professores e alunos, a fim de realizar uma análise da construção coletiva, nesse momento de Pandemia, bem como escutar as angustias, preocupações e discutir proposições, caminhos para melhorar o processo de ensino e fortalecer as relações.

Além, desse momento riquíssimo de reflexões, professores e funcionários do Instituto Imaculada também participaram da Formação Pedagógica da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), no dia 03 de março.

A Formação Pedagógica promovida pela Secretaria Estadual da Educação teve como tema “Formação Inicial do Modelo Híbrido de Ensino em 2021”, transmitida pelo canal do Youtube TV Seduc RS. Durante a live foram debatidos, conceitos e orientações gerais do Modelo Híbrido de Ensino, competências socioemocionais, metodologias ativas, planejamento pedagógico e avaliação diagnóstica.

Ainda, na noite de 03 de março, aconteceu a primeira reunião de 2021 com professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada. Na ocasião, a diretora Luciana Maria Schmidt Rizzi enfatizou a importância do diálogo e do trabalho coletivo. Após, repassou orientações sobre algumas diretrizes que nortearão a prática pedagógica, organização das turmas, calendário escolar, forma de retorno e critérios para salas virtuais. Na sequência abriu espaço para cada participante expor seus anseios, dúvidas e sugestões.

A Formação Pedagógica teve sequência na quinta-feira (5), com encontros das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), equipes diretivas e professores de suas respectivas escolas.

Na segunda-feira, dia 08 de março, os alunos terão uma live de acolhimento e socialização das informações do retorno das aulas, com a direção da escola: Manhã às 8h30min, tarde 13h30min e noite 19h, através do canal do Youtube da escola.