Lagoa dos Três Cantos
Programa em parceria beneficia pequenos produtores
16 setembro 2017 | Lagoa dos Três Cantos
Compartilhe:

O Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), do Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo Senar/RS, Sebrae/RS, Farsul e Sindicato Rural de Não-Me-Toque, continua auxiliando produtores dos municípios de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff a produzirem mais com menos custos. É o caso de André e Josiane Vergutz.

Convidados pela Secretaria de Agricultura de Lagoa dos Três Cantos a fazerem parte do Programa, os produtores aceitaram o desafio de aprimorar técnicas e superar os desafios propostos pelo programa.

A propriedade de 11 hectares conta com 40 vacas em produção em um sistema de semi-confinamento, com uma média anual de produção variando entre 23 e 24 mil litros de leite, que corresponde a 80% da renda da família – há também produção de morangos.

Entre as principais mudanças percebidas na participação do programa, Josiane destaca o aproveitamento dos recursos próprios, como o milho que é utilizado na produção de silagem de grão úmido, o que impacta diretamente na compra da ração e ajuste de dietas. “O manejo da pastagem é outro ponto positivo, pois impacta diretamente na nossa qualidade de vida, pois com o manejo, a carga de trabalho diminui”.

O plantel de animais e a produtividade mantiveram-se, porém a redução de custos tornou a lucratividade maior. Um exemplo é a área para produção de silagem, que passou de 8 hectares para 5ha, devido ao aumento da produção por hectares.

Há um plano a longo prazo, implantado pelo programa, de dez anos, com o intuito de melhorar ainda mais o aproveitamento tanto da área quanto dos animais para não somente reduzir custos, mas sim elevar a produtividade. Dentro desse planejamento, a principal meta da família Vergutz é implantar o sistema de irrigação nas áreas de pastagem.

A orientação é realizada a cada dois meses. “Participamos da unidade de treinamento que acontece na propriedade de Otávio Eckstein, bem como a visita técnica na propriedade onde revisamos as propostas da consulta anterior, faz-se novos apontamentos, ajustes de dieta e uma avaliação do desenvolvimento da pastagem” comentou.

Programa

As atividades do PISA continuarão sendo desenvolvidas até o final de 2018, quando encerra-se este ciclo com 35 produtores participantes de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff.

Os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural ou um escritório do Sebrae. É necessário que os produtores estejam organizados em forma de associação ou através dos representantes. Além disso, o Programa Juntos para Competir tem projetos desenvolvidos em todas as cadeias produtivas do Estado, desde a lavoura e pecuária a fruticultura.