Ibirubá
Programa Sorrindo para o Futuro de Ibirubá recebe prêmio
18 março 2018 | Ibirubá
Compartilhe:

Programa é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc desde 2003, em parceria com as prefeituras. O ano de 2017 contou com 205 municípios e mais de 175 mil crianças, de 1.764 escolas

O prefeito Abel Grave recebeu em nome do Município de Ibirubá segunda-feira, dia 13, o Troféu Destaque Sorrindo Para O Futuro 2017 na categoria “Municípios com mais de mil alunos no Programa”. O objetivo do programa é criar hábitos saudáveis nas crianças e, por consequência, em suas famílias. Foram contempladas nove cidades gaúchas: Morro Redondo, União da Serra, Derrubadas, Nova Bassano, Jaguari, Tuparendi, Canoas, Ibirubá e São Lourenço do Sul.

A cerimônia ocorreu em Porto Alegre, durante o XIII Encontro Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, no Teatro do Sesc. Também participou do ato a equipe executora do programa: dentista Maria Teresa Ortiz Ciprandi e as servidoras Andréia Lemos e Simoni Godoy dos Santos, mais a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Taciana Tolazzi.

A equipe também apresentou um trabalho, relatando suas experiências. O Programa Sorrindo para o Futuro será aberto oficialmente junto às escolas para este ano letivo nos próximos dias.

Sorrindo em Ibirubá

Ibirubá participa do Programa Sorrindo para o Futuro há cerca de oito anos. De iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, é desenvolvido em parceria com a Prefeitura (Secretarias de Saúde e de Educação). “O Programa trabalha ações de promoção e prevenção em saúde bucal junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, explicou a odontóloga Maria Teresa, da Secretaria de Saúde.

As atividades atingem cada vez mais crianças no município. O Sesc recomenda realizar o Programa com crianças a partir de cinco anos até o 5º ano do Ensino Fundamental, sem limite de idade, prevalecendo o nível escolar. Quando o Município atingiu todas escolas municipais do Ensino Fundamental, foram também inclusas as da Educação Infantil.

“Por iniciativa do município, nós estendemos o programa para crianças a partir de dois anos de idade. Com isto, atualmente, estamos com mais de 1.000 alunos inscritos no Programa. Esta mobilização é que levou Ibirubá a receber a distinção do Sesc”, explicou Maria Teresa.

Dinâmica do Programa

No início do ano letivo, um profissional odontólogo da Secretaria Municipal de Saúde vai até a escola avaliar as crianças. Se verificar problemas bucais, elas são encaminhadas para tratamento. Nesta primeira avaliação, também são ensinadas técnicas de higiene oral corretas e hábitos alimentares saudáveis, além de fazer a entrega de um kit de saúde bucal para cada aluno, fornecida pelo Sesc.

Mensalmente, as auxiliares de saúde bucal visitam as escolas para reforçar as ações de higiene bucal e ainda supervisioná-la, quando todas crianças escovam os dentes assistidos pelas auxiliares. Cada visita aborda temas diferentes, trabalhando a saúde integral da criança.

Maria Teresa verificou que no início do programa, havia um alto índice de extração de dentes permanentes e necessidade de tratamento de canal. “Conforme o trabalho foi evoluindo, conseguimos salvar muitos dentes e melhorar em muito a saúde bucal das crianças participantes”, revela.

As ações trabalhadas nas escolas devem ser reforçadas pela família em casa.