Educação
Projeto aborda a formação do aluno leitor a partir do texto jornalístico
24 junho 2017 | Educação
Compartilhe:

Alunos do 9º ano da Escola Joaquim José da Silva Xavier, de Lagoa dos Três Cantos, visitaram a Redação do Jornal da Integração na manhã de terça-feira, em Tapera. O semanário está prestes a comemorar 40 anos de atividade, em 2019.

Acompanhados pela professora de Língua Portuguesa Aparecida Claraci Rodrigues, os estudantes foram recepcionados pelo diretor Gustavo Brenner e colaboradores Maiara Antunes e Joelci Prates.

Os alunos queriam saber todos os detalhes. O diretor explicou como é feito o jornal e organizadas as tarefas, desde a reportagem até a circulação. Os jovens conheceram edições recentes e também antigas, além dos processos adotados na redação, produção, comunicação e até o arquivo das encadernações, que armazenam e protegem décadas de história da região.

Gustavo lembrou que antigamente, antes da informatização, os textos eram datilografados em máquina de escrever e o jornal confeccionado manualmente, com tipos móveis e fotolitos, para só então ser levado à gráfica, onde ocorria a impressão. Um trabalho incrível, se comparado a como funciona a mídia atualmente.

Hoje, a tecnologia permite fazer tudo no computador. Mesmo assim, é grande o número de pessoas que colaboram semanalmente para que o jornal chegue às mãos dos leitores todo sábado. Mais de 100 pessoas estão envolvidas, direta ou indiretamente, desde a reportagem, passando pela edição, gráfica, transporte e entregadores.

Segundo a professora Aparecida, todos os dados levantados irão integrar um projeto do programa A União Faz a Vida, parceria Sicredi e Prefeitura nas escolas.

Apesar de pertencerem à geração da Era Digital – ou Era da Informação –, os alunos colocaram que mesmo com toda a facilidade da internet, consideram o jornal impresso mais confiável. “Se eu tivesse acesso diariamente a um jornal, leria sim, é muito importante essa forma de conhecimento da atualidade”, disse um deles.

Estudantes conheceram a Redação do Jornal da Integração