Projeto Coprel Ecologia renova compromisso com o meio ambiente de forma cooperativa
12 agosto 2017 |
Compartilhe:

 

Foi dado início ontem, 11, junto a Ascoprel, em Ibirubá, ao Projeto Coprel Ecologia 2017. Representantes de 26 municípios da área de atuação da Coprel renovaram o compromisso com o meio ambiente de forma cooperativa.

Esta é a missão da Coprel ao promover o Coprel Ecologia: incentivar a recuperação de áreas de preservação permanente por meio de um trabalho conjunto que envolve a cooperativa, as prefeituras e os produtores que fazem o plantio de forma voluntária. Além de organizar as atividades com as prefeituras para o plantio que acontece a partir das próximas semanas, o evento também foi espaço para avaliar a execução do projeto em 2016 e premiar quem se destacou.

O Coprel Ecologia alcança, em 2017, a sua 13ª edição. Além de reforçar o compromisso ambiental da cooperativa, a iniciativa também contempla a reposição florestal obrigatória da Coprel, exigida pelos órgãos ambientais do Estado (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento de Biodiversidade), em razão das podas e cortes de árvores necessários para a manutenção das redes de energia. O projeto funciona da seguinte forma: a Coprel realiza a distribuição de mudas de árvores nativas de ocorrência regional e estacas de madeira para as prefeituras previamente inscritas. As prefeituras repassam as mudas de árvores, assim como as orientações para o plantio, aos produtores rurais, que assumem o compromisso de plantar cuidar do crescimento das mudas. A Coprel, por meio de técnicos contratados da área ambiental, realiza a vistoria e acompanha o desenvolvimento do plantio. No último ano, foi alcançado o índice de 94,64% de sobrevivência das mudas plantadas.

Para reconhecer o empenho das pessoas que se comprometem com o Coprel Ecologia, a cooperativa anualmente premia prefeituras e produtores que se destacaram no plantio. As cinco prefeituras que obtiveram melhor desempenho na execução do projeto foram: Campos Borges, Cruz Alta, David Canabarro, Jacuizinho e Jóia. Quanto aos produtores que voluntariamente realizam o plantio, neste ano a cooperativa ampliou o reconhecimento de cinco para dez premiados: Alexander Wallenhaupt (Cruz Alta), Auri de Castro (Jacuizinho), Cedenir Engelmann (Jóia), Gelso Pezzini (Santa Bárbara do Sul), Lics Super Água (Selbach), Lions Clube de Tapera, Luciano Variza (Tapejara), Pedro Ludwig (Colorado), Tatiane Matiotti (Saldanha Marinho) e Valter Machado de Oliveira (Jóia).

Neste ano, a cooperativa vai distribuir 40.500 mudas de árvores para os 26 municípios participantes. As mudas e estacas serão entregues diretamente para as prefeituras, no período de 14 a 25 de agosto. As pessoas interessadas em fazer o plantio devem contatar com a Secretaria do Meio Ambiente de um dos municípios participantes. É necessário destinar uma área de preservação permanente e plantar no mínimo 200 mudas. Para conferir a listagem completa de municípios participantes, acesse: www.coprel.com.br.

Prefeituras destaque