Ibirubá
Prossegue formatação do roteiro turístico de Ibirubá
18 novembro 2017 | Ibirubá
Compartilhe:

 

Com dez etapas, o Programa Turismo Rural do Senar iniciou em julho e está sendo conduzido na cidade pelo turismólogo Erich Ramm. Dias 31/10 e 1º/11, o grupo foi desafiado a criar um roteiro de visita em suas propriedades, projeto para a futura Rota Turística Rural em Ibirubá.

Foi uma espécie de teste, para que os participantes tenham oportunidade de mostrar o que há nas suas propriedades. O prefeito Abel Grave e a secretária de Educação Mariana Moraes acompanharam o roteiro, que iniciou na manhã do dia 31/10, na Casa do Artesanato (Casa de Cultura), seguindo para a propriedade de Luiz Bourscheid, em Linha Quatro, onde existe um rio e mata nativa abundante, além de uma agroindústria. O almoço aconteceu em Linha Cinco, com a tradicional galinhada de tacho de Esquina Kappaun. À tarde, o roteiro seguiu para a propriedade de João Bourscheid, em Linha Pulador Sul, com passeio de trator com carreata e oficina sobre a tradição gaúcha, com Carolina Soares.

Já no dia 1º, o roteiro começou pela Agroindústria de Maria Luiza Prestes, em Linha Três, seguindo para a Agroindústria de Renati Knak, em Linha Pulador Norte, ambas com produtos coloniais naturais. O roteiro encerrou junto à propriedade de Lecian Conrad, em Linha Quatro, com a Trilha dos Sentidos.

Mariana explicou que o poder público tem o papel de criar a rota e fornecer a infraestrutura. “Das porteiras para dentro, a responsabilidade é do proprietário investir em seu empreendimento”.