Quinze recebeu 1º Seminário Regional de Agroindústria
22 julho 2017 |
Compartilhe:

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais sediou quinta-feira, 20, o 1º Seminário Regional de Agroindústria de Abrangência do Comaja Alto Jacuí, promovido em conjunto com a Prefeitura, Emater, SDR e o próprio Comaja.

O objetivo é debater a legislação e a fiscalização das agroindústrias. Para o prefeito Gustavo Peukert Stolte, o seminário foi o pontapé inicial para uma parceria entre consórcio e os municípios consorciados: “Precisamos avançar, temos um campo muito grande a ser explorado, produtos de qualidade, turismo consolidado. Agora precisamos qualificar os nossos potenciais através da inspeção e agregar mais renda a essas agroindústrias com a possibilidade de expandir”.

O Programa de Agroindústria foi tema das engenheiras da Emater Mila Noronha e Bruna Bresolin Roldan, pela manhã. O diretor da Divisão de Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (DACA), José Alexandre da Silva Rodrigues, abordou o FEAPER (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais) e, complementando, as veterinárias Neusa Castro e Marluza Feltrin, também da DACA, falaram sobre a implantação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

Já à tarde foram relatadas experiências de agroindústrias na região, como o fiscal Rogério Kissmann, de Não-Me-Toque. O engenheiro agrônomo Erni Breitenbach falou sobre a AMUPLAM e Ivanir Urbao Born, de Victor Greff, também explicou o SUSAF.

Ao final, o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Comaja, Everton Lagemann, abordou as ações regionais para a estruturação dos sistemas de inspeção nos municípios consorciados.