Região pode colher a maior safra da história
19 março 2017 |
Compartilhe:

Colheita da soja tem excelentes perspectivas

A colheita da soja iniciou oficialmente na região. A Emater estima a maior safra de verão da história no Rio Grande do Sul, passando a linha dos 30 milhões de toneladas de grãos. O volume representa um Valor Bruto de Produção de R$ 29 bilhões, dos quais R$ 18,1 bilhões dizem respeito somente à cultura da soja.

A Cotribá recebeu sua primeira carga de soja da safra 2017 semana passada, direto da lavoura de Carlos Derlam, de São Lucas/Ibirubá. Ele entregou 2 mil sacas da oleaginosa, com excelente média de produtividade: 74 sacas/ha.

A soja de Derlam é de uma variedade precoce, semeada em setembro de 2016. Em janeiro, ele já havia entregue uma carga de 3 mil sacas para a cooperativa, com média de 51 sacas/ha.

O agricultor destacou à Reportagem do VR que a colheita irá iniciar “pra valer” segunda-feira, em mais 400 hectares, de variedades não precoces. A média esperada é de 85 sacas/ha.

O agricultor Paulo Dettmer entregou a segunda carga da Cotribá. Ele colheu os primeiros cinco hectares em Arroio Grande com média de produtividade dentro do esperado: 70 sacas/ha. A lavoura de Dettmer foi acompanhada pelo agrônomo Vinícius Floss.