Região
Rotina: temporal causa estragos em toda a região
21 outubro 2017 | Região
Compartilhe:

Cruz Alta registrou um furacão categoria 1

Na madrugada de quinta-feira (19) um novo temporal voltou a assustar a população da região do Alto Jacuí. Pouco depois das 4h30min, fortes ventos iniciaram em Ibirubá, causando diversos danos em residências e quedas de galhos por toda a cidade. Alguns locais do interior também foram bastante atingidos.

Há poucas semanas, um temporal assolou o município de Cruz Alta, que foi novamente atingido, desta vez com ventos de 134 km/h, segundo o sistema de Estações Climatológicas do Inmet. As vitrines das lojas explodiram com a força do vento.

O município de Jacuizinho também foi um dos mais atingidos na região. Ibirubá teve ventos de 99 km/h.

Estação Rodoviária de Carazinho foi severamente atingida

A Coprel informou que, em decorrência do temporal, mais de 16 mil famílias ficaram sem energia. Até ontem (20), as equipes ainda trabalhavam no restabelecimento do sistema – ainda haviam 1.400 famílias sem energia.

Os principais danos registrados nas redes elétricas que ocasionaram falta de energia foram galhos e árvores sobre a rede, postes quebrados pela força dos ventos, cabos rompidos e também raios que atingiram as redes de energia.

Boa parte da cidade de Ibirubá também ficou sem energia até por volta das 10h30min da manhã seguinte (quinta-feira), bem como diversos municípios da região de área de atuação da RGE: Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Tapera, Espumoso e Cruz Alta, onde havia áreas ainda sem energia ontem.

O abastecimento de água e redes de internet e telefonia também foram bastante afetados, prejudicando a população.

Em Carazinho, a Estação Rodoviária ficou bastante destruída. Em Fortaleza dos Valos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais registrou danos significativos.

Para esta madrugada, haviam novos alertas de temporais na região. Conforme o Climatempo, neste sábado deve chover em torno de 17mm. A partir de domingo, o tempo deve limpar e permanecer firme ao menos até a quarta-feira, quando é previsto um pequeno volume de chuva. As temperaturas neste final de semana devem se manter amenas.

Foto em destaque: praça central de Santo Ângelo