Ibirubá
Rudinéia Cervieri recebeu o título de “Cidadã Ibirubense”
2 setembro 2017 | Ibirubá
Compartilhe:

A Câmara Municipal de Vereadores, em sua 21ª Sessão Ordinária, homenageou na noite de segunda-feira (28) a ex-vereadora Rudinéia da Silva Cervieri, agraciada com o título de “Cidadã Ibirubense”. A homenagem foi proposta pela presidente Dileta de Vargas Pavão das Chagas (PP).

Néia nasceu dia 06/12/1960 em Passo Fundo, filha de Mirsilo Cervieri e Therezinha de Jesus Cervieri. De família tradicional em Ibirubá, Néia é divorciada e tem dois filhos, Luiz Fernando e Carlos Eduardo Cervieri Dürr. Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas – Habilitação em Biologia pela Unicruz e Especialista em Planejamento Energético Ambiental pela Ufrgs, é bacharel em Direito pela Unicruz, com Curso Preparatório em Defensoria Pública e Especialização em Direito Ambiental pela Unopar.

Rudinéia é professora estadual aposentada e atual procuradora concursada no Município de Selbach, desde 2004. Exerceu as funções de professora estadual, diretora da Escola Ibirubá e foi Secretária de Educação de Ibirubá de 1990 a 1996 e de 2000 a 2004.

Em outubro de 2004, elegeu-se vereadora pelo PMDB, com 1081 votos – a mais votada (8,3% do total). Foi reeleita para a legislatura 2008-2011.

Atuação junto ao poder público

Durante a sua gestão frente à SMECDT foram registradas diversas iniciativas: a implantação do sistema de transporte escolar, as creches foram transformadas em Escolas de Educação Infantil (EMEIs), a construção das escolas municipais dos bairros Floresta e Hermany, a Escola Agrícola virou Escola Técnica (ETAJ), que depois seria incorporada pelo IFRS. Também houve a implantação do EJA e do atual plano de carreira do Magistério, e programas de alfabetização de adultos.

Levou sua experiência da Educação Ambiental a muitos outros municípios do Estado e país com a realização dos últimos Congressos Ambientais de Ibirubá.

Enquanto vereadora, foi secretária da Ascamaja e responsável pela revisão da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno do Legislativo, criando o Código de Ética da Câmara de Vereadores de Ibirubá. Apresentou projetos que instituíram o Conselho da Mulher e a Coordenadoria da Mulher, Dia da Luta Contra o Câncer de Mama e várias outras leis em defesa da mulher, da gestante e das pessoas com deficiência. Também foi de sua autoria indicação da construção do caminhódromo.

Rudinéia e a proponente da homenagem, vereadora Dileta