A Secretaria Municipal de Infraestrutura fez uma limpeza geral na Vila Paz, recolhendo entulhos, galhos, materiais de descarte e até lixo doméstico.
O secretário Cláudio Schultz pede que a comunidade colabore e não descarte o lixo nos lugares impróprios: “É preciso que os moradores colaborem com a limpeza para que se mantenha limpo”, afirmou.
O trabalho de limpeza e conscientização da comunidade quanto a misturar entulhos e lixo começou em 2017. A Secretaria chegou a fazer a limpeza de todos os locais de depósito inadequado, colocou placas de proibição, mas o problema continua – bem como noutros pontos da cidade.
Segundo Schultz, parece que é cultural as pessoas acharem que pagando impostos não precisa se preocuparem com o lixo e “a prefeitura que se vire”. Explica que há legislação específica que regra o descarte do lixo e de diversos materiais. Cada um tem um destino específico e essa organização é básica para a convivência social da comunidade e para a preservação do meio ambiente onde a população vive.
Quando é recolhido material e lixo misturados, é preciso destinar funcionários da secretaria para fazer a separação. “Isso não é serviço deles”, destaca Schultz. O trabalho vai continuar, segundo ele, até a população entender como deve proceder no descarte do lixo.