Região
Selbachense idealiza projeto para a cidade
6 maio 2017 | Região
Compartilhe:

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a selbachense Astrit Knob elaborou o projeto denominado “Ações para Selbach/RS 2040”. O trabalho final da especialização do mestrado contemplou o tema “Planejamento estratégico aos municípios de pequeno porte no contexto das Cidades Criativas”.

O livro consiste em um planejamento estratégico passível de nortear e servir de auxílio referencial ao desenvolvimento sadio do município ao longo dos próximos 20 anos, possibilitando a Selbach transfigurar-se em uma cidade com iniciativas criativas, visando principalmente melhorias à qualidade de vida do cidadão e suas futuras gerações.

Além de promover o desenvolvimento econômico do município, o projeto busca enaltecer o potencial cultural agregado a identidade territorial da cidade, incentivando seus costumes e tradições e primando pela sustentabilidade em todos os seus locais de atuação.

A arquiteta revelou que o projeto partiu de um grande sonho. “Compartilhá-lo com o cidadão é apenas o início para uma visão renovada e prospectiva, garantindo ao Município de Selbach um desenvolvimento qualificado. Tornar as ações do projeto realidade deve ser o próximo passo”, destacou Astrit.

A vivência do projeto

O planejamento foi idealizado através de informações obtidas por meio de três indicadores: pesquisa contextual referente ao município, tendências apontadas através das pesquisas bibliográficas e estudos do caso, e prioridades estabelecidas por meio de uma pesquisa de campo, entrevistando os cidadãos.

Essas informações permitiram a formulação de quatro eixos estruturadores, que abrangem os diferentes segmentos em que a sociedade se apoia, gerando metas. Essas sugerem ações a serem efetuadas ao longo dos próximos 20 anos na cidade de Selbach.

A idealização do projeto contou com o auxílio da Administração Municipal, empreendimentos locais e cidadãos selbachenses.

6B SELastrit knob2 6B SELastrit knob3