SENAI retoma as aulas sob o lema Vem com Tudo”
17 fevereiro 2018 |
Compartilhe:

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, a aula de abertura do ano letivo do Senai de Ibirubá. Iniciado em julho do ano passado (dia 24/7), o Curso de Mecânica de Usinagem em Máquinas Industriais tem 1.000 horas e é uma modalidade do Curso de Aprendizagem Industrial, do Senai. As aulas ocorrem em turno inverso ao escolar.

São duas turmas. A da manhã tem 29 alunos aprendizes; a da tarde, 24. Os alunos são vinculados às empresas. Portanto, eles vêm de Ibirubá, em maior número, Selbach e Quinze de Novembro.

Os aprendizes ganham meio salário mínimo para participar e são indicados pelas empresas que participam do projeto: Vence Tudo, Indutar e AGCO, de Ibirubá, e a Arlindo Ludwing & Cia Ltda., de Selbach.

Cinco alunos já estão aptos e a partir do próximo mês vão para a prática, na Vence Tudo, lembra o assistente técnico José H.P. da Silva, que atua na administração da unidade. O CFP de Ibirubá é comandado pelo coordenador de Educação Eduardo Cardoso e tem como gestor geral o gerente de Operações Marcos Henkes.

O Centro de Formação Profissional SENAI de Ibirubá foi fundado em 2011 e a unidade tem como referência o Departamento Regional do Senai do Rio Grande do Sul, sediado em Porto Alegre.

 

O ijuiense Marcos Cardoso Filho recebeu a Reportagem do VR. Além de mostrar as instalações, ele falou sobre os cursos e a importância dos serviços do Senai para a região. Ressaltou a parceria com as empresas e a Prefeitura de Ibirubá, lembrando que são iniciativas que trazem desenvolvimento para a região.

Cardoso também lembrou outros valores que os alunos aprendem no Senai: eles são cobrados a terem responsabilidade sobre a limpeza das salas e ambientes de trabalho da unidade, quanto a conduta e até sobre seu próprio uniforme. Tudo dentro da metodologia do Senai.

“Hoje ocorre a recepção, em todo o Estado, dos alunos novos e dos que estão voltando às aulas, um momento de acolhimento e motivação”. E é justamente esse o slogan do Senai para este ano: “Vem com Tudo”, visando principalmente estimular os alunos, disse Cardoso.

Em preparação, dia 7 de fevereiro houve uma jornada de educação na Fiergs, em Porto Alegre (Teatro do SESI), com a palestra do professor e filósofo Clóvis de Barros Filho.

O Senai é uma instituição vinculada à indústria, representada pela Fiergs no RS.

Cursos abertos 2018

Paralelamente ao curso corrente, o Senai está disponibilizando cursos abertos, onde qualquer pessoa pode participar mediante alguns pré-requisitos, todos no período noturno. São eles:

  • Usinagem (120h)
  • Operação e Programação de Torno CNC (100h)
  • Básico em Soldagem Processo Mig-mag (100h)
  • Básico em Leitura e Interpretação de Desenho e Metrologia (48h)
  • Eletricista Instalador Industrial (240h)
  • Rotinas Administrativas (60h)
  • Supervisão, Liderança e Gestão de Produção (72h)

 

As aulas iniciam à medida que são fechadas as turmas. Os cursos de Usinagem e de Eletricista já tem data marcada para iniciar, dia 26 de março.

Os cursos abertos têm custos que variam entre R$ 750 e R$ 2.196, que podem ser parcelados. Mais informações no CFP Senai de Ibirubá (ERS 223, Km 51,9) ou pelo fone 54-3324-6007.