Somar prevê 30°C sábado e 3ºC no domingo
10 julho 2017 |
Compartilhe:

Calorão previsto para o fim da semana surpreende, mas não é tão raro assim, segundo meteorologistas

O calorzinho desta segunda-feira, que antecede dois dias de chuva, não vai embora tão cedo. Ao contrário: até o final da semana, as temperaturas máximas no Rio Grande do Sul lembram mais o verão do que a estação real — no sábado, pode fazer 30ºC no Vale do Sinos.

Mas é cedo para colocar os casacos de volta no armário. Se no sábado a previsão é de calor, no domingo voltam os cachecóis. É que uma massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul, e derruba as temperaturas — a mínima deve ficar entre 0°C e 3°C no Interior, com possibilidade de geada. A Somar Meteorologia alerta para a possibilidade de vento forte em todo o Estado.

Após a chuva prevista para ocorrer no início desta semana, o tempo deve ficar firme em todo o Estado a partir de quarta-feira. Até sexta-feira, as temperaturas devem se manter entre 10°C e 25°C, com sensação de frio ao amanhecer e calor ao longo do dia. No sábado, a máxima pode chegar a 30°C em Campo Bom e em parte da região do Vale dos Sinos. O mesmo está previsto para São Vicente do Sul, na região central do Estado, Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo e Camaquã, na região sul. Em Porto Alegre, deve fazer 27°C.

Comentários nas redes sociais têm mostrado que as pessoas estão estranhando o calorão nessa época do ano e se perguntando: será que não teremos frio esse ano? Conforme a Somar Meteorologia, as temperaturas devem oscilar bastante ao longo desta estação, intercalando períodos gelados — com possibilidade de formação de geada — com dias agradáveis. A somar afirma ainda que, mesmo no inverno, é comum que a temperatura suba bastante antes da chegada do frio intenso.

A partir de sexta-feira (21), o calor fora de época retornará e os termômetros voltam a subir.

ZH Vida & Estilo

10/07/2017 – 16h34min | Atualizada em 10/07/2017 – 17h15min

Foto: Fim de semana foi de tempo seco e temperaturas elevadas na Capital (foto André Feltes / Especial)