Agricultura
SR e Senar apresentam cursos em evento
19 maio 2017 | Agricultura
Compartilhe:

O Sindicato Rural de Ibirubá e o Senar realizam dia 5 de junho atividade para apresentar os cursos que o Senar nos mais diversos segmentos do agronegócio. Será às 10h, na sede do Sindicato Rural (Rua Mérito, 570).

O supervisor Gelso Dal Bello, do Senar, falará sobre os cursos oferecidos para 2017 e 2018. Podem participar integrantes do poder público, entidades, escolas, associações, produtores, empresas, profissionais liberais, imprensa e comunidade em geral.

 

Cursos oferecidos em junho

Três cursos gratuitos serão oferecidos pelo Sindicato Rural e Senar no mês de junho. Também ainda há uma vaga disponível para o curso de Operação e Manutenção de Motoserra (29/5 a 1º/6) e quatro vagas disponíveis para o curso básico de GPS – Sistema de Posicionamento Global (1º e 2/6). Confira:

 

Curso de Eletricista Rural (Destaque economia 70% na energia elétrica) – De 13 a 16 de junho, carga horária 24 horas. Máximo de participantes: 18. Pré-requisitos: ter 18 anos completos e ser alfabetizado. Conteúdo programático: Conceitos básicos em eletricidade (corrente elétrica, voltagem, potência, corrente contínua, corrente alternada, frequência, ligação em série e paralelo e cálculo do consumo de energia), componentes básicos em instalações elétricas (condutores, tomadas, interruptores, células fotoelétricas, lâmpadas incandescentes, fluorescentes e vapor de mercúrio, disjuntores e fusíveis, caixas de entrada e quadros de comando, isoladores e eletrodutos), instalações em linha aberta, tipos de instalações de condutores, manutenção das instalações elétricas, motores elétricos (tipo, classificação, aplicação, identificação dos motores, proteção contra sobrecarga e isolamento), teoria básica sobre pára raios, normas de segurança e primeiros socorros e aulas práticas.

Curso de Instalação de Motores Elétricos – De 19 a 21 de junho, carga horária 24 horas. Máximo de participantes: 18. Pré-requisitos: Ter 18 anos completos e ser alfabetizado. Conteúdo programático: conceitos básicos, tipos de correntes elétricas, tipos de ligações de circuitos elétricos, condutores de correntes elétricas, redes elétricas, motores elétricos, ligação dos motores, tensões de ligações normais, contadores, proteção dos motores, segurança no trabalho, dicas para economizar energia e escolha do motor.

Curso de Aplicação Correta de Defensivos Agrícolas NR 31 – De 28 a 30 de junho, carga horária 20 horas. Máximo de participantes: 15. Pré-requisitos: ser alfabetizado, idade mínima 18 anos e máxima 60 anos, se for mulher não pode estar grávida ou amamentando. Conteúdo programático: conceitos e considerações sobre agrotóxicos, interpretação de rótulos (inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e produtos afins), identificação de riscos, conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, rotulagem e sinalização das áreas de risco, uso de vestimentas e equipamentos de proteção individual, manipulação e uso de agrotóxico, transporte, armazenamento, preparo e aplicação, EPI (Equipamento de Proteção Individual: descarte, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos, responsabilidade), principais vias de penetração (ocular, inalação térmica e oral), sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros (contato com a pele, olhos, ingestão e inalação), tipos de pulverizadores e procedimentos preconizados na NR 31.8.