SUSAF: regionalização do sistema de inspeção sanitária promete agilidade e qualidade
20 maio 2017 |
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Secretários de agricultura e veterinários dos municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja) reuniram-se em Ibirubá quinta-feira à tarde, 18, na Câmara, quando foi apresentado o Projeto de Sistema de Inspeção Regional, que consiste na adesão das agroindústrias ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

Conforme o diretor do departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Comaja, Everton Lageman, o encontro teve por objetivo fortalecer a Agroindústria Familiar dos municípios.

“Nosso objetivo é organizar a adesão dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) dos municípios consorciados ao SUSAF. Para isso, os municípios deverão ter criado o Serviço de Inspeção Municipal, através de Lei Municipal e regulamentos que serão padronizados em todos os municípios”, informou Everton.

A implantação do projeto implicará em benefícios em relação à qualidade dos produtos e no próprio processo produtivo, facilitando a aprovação e registro dos projetos agroindustriais a um custo mais baixo.

Também prevê-se facilidade na produção e a inserção dos produtos no mercado regional e um melhor acesso da agroindústria ao crédito.

Atingidos todos estes objetivos, a legalização sanitária das agroindústrias será feita no próprio município onde está instalada a unidade, além do acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos e ao acesso ao mercado da merenda escolar.