Esporte
Taperense faz carreira promissora no futsal italiano
25 junho 2016 | Esporte
Compartilhe:
2B TAPcainan

Cainan de Matos

Um jovem, ainda menino, saiu de casa para buscar seu sonho e chegou lá. Essa é a conclusão depois de conversar com Cainan de Matos, jovem taperense que reside e joga futsal na Itália há oito anos.

Cainan iniciou na escolinha o Grêmio Esportivo América, em 1996, com seis anos de idade. A partir de 2005, atuou por dois anos no futebol de campo, no Passo Fundo. Com a extinção da equipe, voltou ao Guarany por mais um ano. Em 2008 foi para a Itália.

Hoje, com 26 anos, portanto, 20 nas quadras e campos de futebol, o taperense consolida, além da carreira, uma caminhada de sucesso, embasada na determinação e vontade de vencer e alcançar seus objetivos.

Somente dois anos depois de ser convidado por um olheiro, caiu a ficha. Na hora do convite para a Europa, ele recusou: “Isso não é para mim”, disse. Passados dois anos, achou que havia chegado a hora. Documentos e contrato encaminhados, ele vestiu a camiseta da LCFive, em Martina Franca, na região de Puglia.

No quarto ano foi emprestado para o Cataneo, cidade do mesmo nome, na Sicília. Voltou para equipe de origem e jogou mais um período. Emprestado ao Cisternino, daquela cidade, teve o passe comprado e lá atua até hoje.

Há quatro anos na equipe, acumula experiência e títulos. Foi campeão da Copa Itália, da Série B, onde foi artilheiro; e na Série A-2 foi vice-artilheiro.

A adaptação não teve muitas dificuldades, além de estar longe de casa. A equipe tinha dez brasileiros e em um mês Cainan diz que já se defendia no italiano, com 18 anos.

Com nacionalidade italiana, carreira em excelente fase, ele conhece o mundo, vem para Tapera dois meses por ano e tem uma vida tranquila.

“Lá temos melhor qualidade de vida, não se vê esta violência que tem aqui”, conta. Ele incentiva os meninos que têm o mesmo sonho, para que não desistam. “Vão atrás, encarem os desafios, que vale a pena”. Ele atribui muito de suas conquistas ao apoio dos pais, treinadores e à vontade de alcançar seus objetivos pessoais.