Depois do temporal, previsão é de chuva até quinta-feira
7 outubro 2017 |
Compartilhe:

O final da tarde do domingo (1º) foi de apreensão em diversos municípios da região. De uma hora para outra, a tarde de sol brilhante e intenso calor deu lugar a um céu escuro e ventos que destelharam casas e derrubaram postes e árvores. Foi muito rápido. Em Ibirubá, o temporal chegou por volta das 16h, vindo da região oeste (Ijuí e Cruz Alta).

O temporal atingiu não só o Alto Jacuí, mas também diversas regiões do Estado. Em Tupanciretã, os ventos chegaram a 128 km/h, e em Cruz Alta a 110 km/h. Em Ibirubá, a marca dos ventos também chegou perto dos 100 km/h, mas felizmente não houve maiores danos além da queda de galhos em diversos pontos do município e destelhamento de algumas residências na cidade.

O maior dano decorreu da queda de uma árvore perto da Rádio CBS FM, no Bairro Hermany. Ela caiu sobre os fios da rede elétrica e deixou os moradores de diversos bairros sem energia durante várias horas. No Bairro Floresta, a energia só voltou à 1h30min da madrugada, em outras áreas perto das 3h. Sem energia, faltou também água em diversas residências.

Rede da Coprel

Conforme levantamento da Coprel, os municípios mais atingidos foram Tupanciretã, Joia, Salto do Jacuí, Cruz Alta e Boa Vista do Cadeado. Até quarta-feira haviam sido contabilizados 640 postes caídos na região, o que deixou 16.250 cooperantes sem energia. As equipes da Coprel e RGE trabalharam direto para restabelecer a energia.

Em Salto do Jacuí, estima-se que mais de 800 residências tenham sido atingidas de alguma forma. A cidade ficou dias sem energia elétrica, água e comunicação. Em Fortaleza dos Valos não foi muito diferente. Além de ficar sem energia, faltava internet e telefonia no município pelo menos até a madrugada de terça-feira. Levantamento da prefeitura identificou 100 pontos de destelhamento.

Em Cruz Alta, a energia retornou somente na terça em diversos locais. Boa parte de Quinze de Novembro também ficou sem energia e sinal de celular até segunda-feira. Ao todo, mais de 200 mil residências ficaram às escuras no Estado.

 

Fenatrigo

Em Cruz Alta ocorria o último dia da XIV Fenatrigo, que teve praticamente todos os estandes destruídos, incluindo a estrutura dos shows. Aquela noite ocorreria show da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, e o Rodeio com Cézar Paraná, que foram cancelados. Ambos se dispuseram a voltar para apresentar-se noutra data: o rodeio entre os dias 1º e 3/12 e show dia 3/12.

Além das centenas de casas destelhadas no Estado, duas pessoas morreram durante os vendavais. Em Ijuí, Albino de Jesus, 65 anos, teve seu veículo atingido por um eucalipto na ERS 155. Aline Aparecida Nunes Cortes de Mello, 28 anos, estava na garupa de uma moto quando atingiu fios de alta tensão caídos na rua.

 

Chuva até quinta-feira

Apesar dos estragos causados com o vento, o volume de chuva registrado em Ibirubá não foi tão significativo: conforme a Estação Meteorológica da Cotribá, foram 39mm no domingo. Os meses de setembro e outubro, marcados pela transição do inverno para a primavera, e consequentemente do frio para o calor, geralmente carregam a marca de fortes temporais e muita chuva. Algumas pessoas perderam praticamente tudo que tinham. Agora, resta a elas reconstruir e se recuperar, contando com o auxílio da comunidade, geralmente solidária.

A semana foi ensolarada e com temperaturas amenas, mas ontem voltou a chover. Conforme o Climatempo, a previsão para o final de semana é a mesma, com temperatura variando entre 18°C e 27°C. A previsão é que a temperatura se eleve a 29°C na terça-feira, e de que chova a semana inteira: 21mm domingo, 23mm segunda, 25mm terça, 35mm na quarta e 19mm quinta-feira.

 

Árvore caiu sobre a rede elétrica no Bairro Hermany

Registro feito em Salto do Jacuí

Parte do telhado do Hospital Notre Dame São Sebastião foi arrancado, em Espumoso. Quartos de internação ficaram completamente alagados. Alguns pacientes tiveram de ser realocados. As telhas arrancadas da fachada atingiram outras unidades, inclusive o novo centro cirúrgico, em obras.

Segundo o coordenador do Hospital, Rafael Scollari, a estrutura elétrica, hidráulica e o atendimento ao público retornou segunda-feira.

Em Tapera, o vento forte também destruiu parte da estrutura metálica da Fepol Pré Moldados. Alguns bairros da cidade estavam sem energia elétrica até a manhã de segunda-feira.

Em Selbach, as partidas do Campeonato Municipal de Campo foram canceladas. Inúmeras residências ficaram sem energia. A delegação da SASE/Lics Super Água/Frigorífico ia a Sobradinho enfrentar a AES pela Liga Gaúcha de Futsal, e teve a passagem obstruída por uma torre de alta tensão caída no meio da pista. A partida daquela noite foi cancelada e disputada na quarta-feira, 4.

Lagoa dos Três Cantos não registrou grandes estragos, apenas parte da população permaneceu sem luz até segunda-feira.

Em Espumoso, telhado do hospital foi arrancado (foto em destaque)

Destruição em Fortaleza dos Valos: