Tomam posse os vereadores mirins ibirubenses
14 outubro 2017 |
Compartilhe:

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na manhã de quinta-feira (12) a sessão solene de posse e diplomação dos onze vereadores mirins, junto ao palco da 11ª Expoibi, no Clube Divertido. Nem mesmo a forte chuva foi capaz de apagar o brilho daquele momento tão especial na vida desses jovens. Se fizeram presentes familiares, convidados, os vereadores de Ibirubá, demais autoridades e servidores municipais.

O Programa Vereador Mirim foi implantado através de decreto do Legislativo de 2002, de autoria do então vereador Erani da Silva Mendes. Implementado em 2003 e operacionalizado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de promover a interação entre o Legislativo e a comunidade escolar, o projeto Vereador Mirim possibilita aos alunos a experiência e despertar para a participação na política, o que contribui para sua formação cidadã.

Em seu primeiro ano de existência, o programa teve a participação de todas as escolas do município, que elegeram 33 vereadores mirins (três por escola: onze titulares e 22 suplentes), os quais realizavam uma vez ao mês as sessões ordinárias da Câmara Mirim.

Vereadores Mirins de Cruz Alta participaram do ato

Encerrado em 2005, o programa foi retomado este ano com projeto dos vereadores Dileta de Vargas Pavão das Chagas, Henrique Hentges, Dácio Azevedo Moraes, Vagner de Oliveira e Jaqueline Brignoni Winsch. A apresentação à comunidade ocorreu dia 29/8, na Casa de Cultura. No final de setembro foram realizadas as eleições nas escolas.

A intenção é que as deliberações dos jovens vereadores sejam encaminhadas para a Mesa Diretora da Câmara e, consequentemente, encaminhadas para apreciação dos vereadores e Executivo Municipal.

Após a diplomação, ocorreu o pronunciamento dos jovens, momento marcado por muita emoção. Os discursos deram uma prévia de como serão as sessões do Legislativo Mirim, mostrando que os jovens estão muito bem preparados para a função que irão exercer durante o próximo ano.

 

Os vereadores mirins, escolas que representam e seus padrinhos:

Amanda Cristina Braatz de Campos, I.E.E. Edmundo Roewer (Dileta Pavão das Chagas)

Ana Júlia Floss, E.M.E.F. Alfredo Brenner (Henrique A. Hentges)

Dalton Oberdan Adiers, Colégio Sinodal (Oneide Neuland)

Daniel Mendes Dalazeri, EEEF Edison Quintana (Silvestre Antônio Rebelato – na foto, com o prefeito Abel Grave)

Julia da Silva Gonçalves, EEEF Hermany (Dácio Moraes)

Júlio Lamb dos Santos, Apae – Escola Especial Franz Hümmler (André Ferreira)

Kelvin Adriano Fernandes Santos, EMEF Santa Teresinha (Patrícia Sandri)

Keyla Greff Ruschel, EMEF Floresta (Vagner Oliveira)

Nataly Camily de Oliveira, EEEF Ibirubá (Leonardo Fior)

Patrícia Guadagnin Vogel, EMEF Rincão Seco (Giovani Diesel)

Tauã Braatz Martins, EEEF Hermany (Jaqueline Brignoni Winsch)

Os onze vereadores mirins

Momento do juramento