TRE pedirá nova análise sobre extinção de zonas eleitorais no Estado
22 julho 2017 |
Compartilhe:

Termo de manifesto de Selbach foi assinado esta semana

Elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através da resolução nº 23.520/2017, o rezoneamento das justiças eleitorais pode resultar na extinção de 16 das 173 zonas no Rio Grande do Sul.

Assinada pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, a resolução, resultará numa economia de R$ 74 milhões por ano aos cofres públicos. No Estado, o fechamento das 16 zonas que não estão dentro dos critérios representaria impacto de 0,83% no orçamento – uma poupança de R$ 1 milhão por ano.

A 109ª Zona Eleitoral de Tapera poderá ser extinta, dificultando o acesso dos serviços prestados pela ZE para os eleitores de Tapera, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Selbach, que terão que se deslocar a Não Me Toque, na 117ª ZE, que abrange também Victor Graeff e Tio Hugo.

Dia 7 ocorreu encontro do Judiciário e Ministério Público (MP) do município de Tapera com representantes dos poderes Executivo e Legislativo da região, que resultou em um manifesto interposto pelos municípios que integram a 109ª Zona Eleitoral.

O vice-prefeito de Tapera, Jorge Quadros, também está recolhendo o manifesto dos presidentes dos partidos do município de Tapera. “O sistema eleitoral brasileiro está passando por um processo de modernização com o cadastramento biométrico e há uma série de procedimentos que precisam ser feitos na 109ª ZE. Reduzir o número de zonas eleitorais vai prejudicar toda a população destes municípios. A comunidade também pode se posicionar contra ou a favor da eventual extinção ou remanejamento da ZE de Tapera para outra comarca”, destacou Jorge Quadros.

Até o dia 15 de agosto, o presidente do TRE-RS, Carlos Cini Marchionatti, encaminhará a Mendes um documento justificando a preservação do serviço nas ZEs. Ele também já foi ao encontro com os senadores Paulo Paim e Lasier Martins, para unir forças com os partidos e deputados para sensibilizar o ministro a abrir exceção para as ZEs no Estado.