Ibirubá
Um trabalho voluntário que faz a diferença
13 novembro 2017 | Ibirubá
Compartilhe:

Dia de Salão no Bairro Chácara

Ibirubá – A cerca de um mês, os bairros Chácara, Floresta, Unida, Bangú e Santa Helena, todos vinculados ao ESF Floresta, contam um belíssimo trabalho voluntário que leva serviços de cabeleireiro a famílias mais humildes. O projeto, denominado “Dia de Salão”, acontece semanalmente, durante uma tarde.

A ideia surgiu através das visitas das agentes comunitárias de saúde aos bairros abrangidos pela ESF Floresta. Elas perceberam que para algumas famílias determinados serviços realizados por cabeleireiros pesavam no orçamento, ficando em segundo plano. Consequentemente, isso afeta a autoestima das pessoas.

Durante um de seus atendimentos diários, a agente de saúde Isabel Diesel conversou com a proprietária do Salão Stilo Bella Hair, Eliana Lopes Souza, que expressou o desejo de prestar serviços voluntários para a comunidade – como fazia na cidade de onde veio, no Paraná.

“Levamos a ideia para a enfermeira responsável pelo ESF Floresta, Luiza Heinrich. Supreendentemente, toda a equipe abraçou a ideia. Todo mundo gosta de se sentir bem, de ter o cabelo cortado ou pintado e a sobrancelha feita”, destacou Isabel. “Estamos tendo um resultado extraordinário. As pessoas estão gostando e ficam contentes. Quando se olham, gostam do que veem. Me sinto realizada neste trabalho. Fazer o outro feliz com aquilo que você sabe fazer é muito gratificante”, disse a voluntária Eliana.

Caso necessário, o atendimento pode ser domiciliar. Todos os trabalhos são realizados de forma totalmente gratuita, o que contribui significativamente para a melhora da autoestima daquelas que não podem pagar pelos serviços. Para participar, as pessoas cadastradas no ESF Floresta devem entrar em contato diretamente com as agentes de saúde ou na própria Unidade de Saúde do bairro, para que seja feito o agendamento.

A agente Isabel informou, ainda, que o ESF Floresta está aceitando doações de tinta de cabelo, para auxiliar nos trabalhos de tintura capilar. “Se para nós, agentes de saúde, é importante o desenvolvimento de um projeto que melhora a vida das pessoas, acredito que, para a comunidade, é mais ainda”, finalizou Isabel.

O ESF Floresta fica situado na Rua Ijuí, 228, altos do bairro Floresta, ao lado do Centro Social Floresta. Mais informações pelo fone 3324-4763.