Agricultura
Vereador pede ao presidente da Emater apoio ao setor leiteiro
23 setembro 2017 | Agricultura
Compartilhe:

O vereador Henrique Hentges (PT) entregou na manhã de terça-feira (19) um ofício em defesa aos produtores de leite ao presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, e ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá, Leonir Fior. Pede-se atenção especial e posição sobre a importação de lácteos (em especial de leite em pó) do Uruguai, cujo excesso de oferta faz o preço do produto local in natura cair.

O ofício entregue ao presidente da Emater sugere a criação de medidas para evitar essa importação do Uruguai e compra de leite para estoque regulador. O RS tem sido palco, nas últimas semanas, de manifestações acerca da importação de lácteos do Uruguai. O movimento, que conta com apoio de produtores de leite ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS), quer chamar atenção do Governo Federal para os seguintes itens:

  • Revisão dos incentivos fiscais para a importação
  • Revogação dos Decretos nº 53.059/2016 e 53.184/2016, que tratam sobre a importação de leite para os centros distribuidores
  • Criação de cotas de importação de lácteos do Uruguai sem a liberação automática
  • Compras governamentais de lácteos
  • Criação de um programa de controle de estoques
  • Políticas de incentivo e fomento para a cadeia produtiva do leite
  • Revisão dos preços mínimos do leite

“Neste sentido, entendemos a necessidade de políticas públicas que garantam a comercialização do leite, e, para isso, que se faça um alerta ao governo quanto a atual situação dos produtores de leite do nosso Estado, e em especial de nosso município, o qual possui uma das maiores bacias leiteiras do Estado, para que os mesmos tenham garantidos seus direitos de vendas e não sejam prejudicados pela importação”, justificou o vereador.

O documento foi também apreciado pela Casa Legislativa na sessão ocorrida do dia 18, com solicitação de envio à Emater, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Governo Federal e também ao Congresso Nacional, em especial aos deputados da bancada gaúcha.

Foto: Henrique Hentges, Clair Kuhn e Leonir Fior