Tapera
Visitação, missa e orações no Dia de Finados
3 novembro 2017 | Tapera
Compartilhe:

 

Tapera – O feriado de Finados, 2 de novembro, teve grande movimentação no Cemitério Municipal de Tapera. Logo pela manhã, centenas de pessoas concentravam-se para a missa, celebrada pelo padre Oswaldo Batista Ferreira Júnior. A visitação aos túmulos e a colocação de flores transcorreu durante todo o dia.

A data é celebrada pela Igreja Católica, reservada para lembrar dos entes queridos, e aparece na história desde o século V. No século XIII, o dia 2 de novembro foi escolhido para celebrar os mortos por ser próximo ao Dia de Todos os Santos, 1º de novembro.

A tradição é levar flores, acender velas e fazer orações, juntamente com a visita, que demonstra respeito aos que já partiram.

 

Cemitério passou por diversas melhorias

 

O presidente da Comunidade Católica da Igreja Matriz de Tapera, Vitor Marasca, falou das melhorias implantadas no cemitério, área de responsabilidade da instituição. As obras iniciaram há 40 dias.

A ideia é tornar o ambiente mais agradável e confortável para os visitantes. A primeira etapa foi concluída já para o Dia de Finados.

Foi feito levantamento técnico com mapeamento dos túmulos, apontando os que estão desocupados e aqueles reservados. O ajardinamento deu harmonia e beleza ao local: houve plantio de grama, flores e árvores, e foram colocados bancos. A entrada principal ganhou um pórtico.

Também foram colocados em funcionamento os banheiros, que estavam em desuso, construídos uma sala de administração e muros. Além disso, a limpeza geral renovou o cemitério.

A área do cemitério será ampliada, nos fundos. Assim que a documentação estiver em dia, o espaço receberá toda a infraestrutura, como calçamento e água.